Gestor da Formação

A função de Gestor de Formação é obrigatória pelo sistema de certificação de entidades formadoras da DGERT.
Todas as entidades formadoras têm que ter no seu quadro pelo menos um Gestor de Formação.

Para exercer esta função, o candidato a Gestor de Formação tem de comprovar possuir formação específica em gestão e organização de formação com a duração de 150 horas.

A ANEF entende que as entidades formadoras, melhor do que ninguém, sabem quais as competências necessárias para o desempenho desta função essencial ao desempenho das empresas de formação profissional, num quadro de qualidade e excelência de serviço.

Nesse contexto, a ANEF desenvolveu, com a colaboração de especialistas do sector e das próprias entidades formadoras, um curso de formação especificamente direccionado para a função de Gestor de Formação, que corresponde às reais expectativas e necessidades das entidades formadoras.

Para concretizar esse objectivo, o curso aborda as principais vertentes dos conhecimentos técnicos exigidas a um Gestor de Formação, desde o domínio do enquadramento jurídico do sector e da actividade, aos conceitos básicos da formação profissional, nas suas diversas modalidades e tipologias, bem como à organização e gestão de uma entidade formadora, no âmbito administrativo, financeiro e pedagógico.

O presente curso (com duração de 150 horas) permitirá certificar o requisito de formação de 150 horas de formação exigido pelo sistema de certificação de entidades formadoras da DGERT.

Embora esta certificação não seja oficial, trata-se de um standard do sector, pois tendo sido desenvolvido pelas próprias entidades formadoras corresponderá, naturalmente, às exigências destas no momento de admissão de um candidato à função de Gestor de Formação.

Por outro lado, o presente referencial articula-se com a norma NP004512-2012, no que concerne à descrição de funções do Gestor de Formação.

Havendo a possibilidade de esta norma se vir a tornar o standard europeu para a certificação de entidades formadoras, este curso será uma antecipação do que poderá vir a ser exigido nos processos de certificação.

Todavia, a ANEF não desenvolve directamente estas formações. São as entidades formadoras associadas que promovem os cursos, embora sob certificação e controlo pedagógico da ANEF.

Este curso apenas pode ser realizado por entidades formadoras associadas da ANEF. As entidades formadoras estão obrigadas, no entanto, a cumprir escrupulosamente o conteúdo programático definido pela ANEF, podendo para isso utilizar os manuais e documentação técnica desenvolvidos pela ANEF, ou utilizar documentação própria, desde que adequada aos objectivos e conteúdos do curso.

No final da formação, e para além do certificado de curso emitido pela entidade formadora, a ANEF reconhece e certifica a formação dos formandos, inserindo os seus nomes numa listagem disponibilizada no site da ANEF onde constam todos os formandos que tenham realizado o curso de Gestor de Formação da ANEF. Esta listagem serve como comprovativo da realização do curso.

O envio dos nomes dos formandos para actualização da referida listagem é da responsabilidade da entidade formadora onde estes tenham realizado a sua formação.

Na área de “Entidade Formadoras ANEF” deste site poderá ver quais as entidades formadoras que estão autorizadas a realizar este curso.

Conteúdos Programáticos

Introdução

  1. Quadro legislativo da formação profissional em Portugal
    1. Dispersão legislativa – a falta de uma lei quadro da formação profissional
    2. Incongruências do quadro jurídico da formação profissional
    3. A falta de credibilidade do estatuto de entidade formadora
      3.1. Certificação de entidades – condição meramente facultativa
      3.2. Certificação de entidades – falta da definição de critérios do que é verdadeiramente uma entidade formadora
      3.3. Código do trabalho – qualquer empresa pode certificar formação
  2. Relacionamento externo da entidade formadora com o meio económico e social envolvente
    1. Institucional
    2. Comercial
  3. Relacionamento externo da entidade formadora com o meio económico e social envolvente
    1. A luta pela credibilização e profissionalização do setor
  4. O Gestor de Formação
    1. Enquadramento legal
    2. A ética da função do Gestor de Formação Formação Profissional

Formação Profissional

  1. A Formação Profissional
    1. Diferenciação entre ensino profissional e formação profissional
  2. Modalidades de formação
    1. Formação presencial
    2. Formação à distância (e-learning)
    3. Modelo misto (b-learning)
  3. Tipologias de formação
    1. Formação teórica (em sala)
    2. Formação teórica activa (case studies, visitas de estudo, etc.)
    3. Formação prática (em sala, laboratório ou oficina)
    4. Formação prática em contexto real (on job, cursos de aprendizagem, formação hands on, estágios, workshops)
  4. Modelos de formação
    1. Formação inicial
    2. Formação contínua (Lifelong learning)
      1. De reciclagem
      2. De aperfeiçoamento
      3. De especialização
    3. Formação de reconversão
    4. Formação de dupla certificação
  5. Certificação da formação
    1. Certificações nacionais
      1. O Catálogo Nacional de Qualificações
        1. Análise da estrutura do CNQ
        2. A abrangência do CNQ
      2. Formações certificadas pelo IEFP
      3. Formações certificadas por outras entidades (ACT, IMTT, ADENE, ISP, etc.)
      4. Formações certificadas por entidades não públicas (OTOC, OA, etc.)
      5. Certificação da formação para efeitos do Código do Trabalho
      6. A Portaria nº 474/2010 (formações fora do CNQ)
      7. Outras modalidades de certificação da formação
      8. Os processos de RVCC
    2. Certificações internacionais
      1. Certificações em línguas estrangeiras
      2. Certificações em produtos de software
      3. Outras certificações internacionais
      4. O European Qualifications Framework
    3. A plataforma SIGO
      1. Como funciona a plataforma
  6. Os níveis de formação da UE
  7. Modalidades de financiamento da formação
    1. Formação auto-financiada (privada)
    2. Formação financiada
      1. O cheque-formação
        1. Para empregados (formação de iniciativa própria)
        2. Para empregados (formação na empresa)
        3. Para desempregados
      2. O Portugal 2020
        1. Linhas de financiamento à formação
        2. Outros programas de financiamento da formação

Entidades formadoras

  1. Entidades formadoras
    1. O que define uma entidade formadora?
    2. Certificação de entidades formadoras
      1. Noção sobre certificação e acreditação
      2. O Sistema Português de Qualidade
      3. Certificação de qualidade pela ISO 9001
      4. Certificação de qualidade pela NP 4512
      5. Certificação pela DSQA-DGERT
        1. DSQA-DGERT – entidade certificadora não reconhecida pelo Sistema Português de Acreditação
        2. Casos concretos em que é obrigatória a certificação pela DSQA-DGERT
    3. Entidades formadoras públicas
      1. IEFP, INA, CEFA, etc.
    4. Entidades formadoras privadas
    5. Entidades formadoras mistas
      1. Os centros de formação protocolares
  2. Organização interna das entidades formadoras
    1. Organização administrativa
      1. Organização administrativa
        1. Quadro de pessoal
        2. Quadro de formadores
        3. Infra-estruturas físicas
        4. Material técnico-pedagógico
        5. Documentação de apoio pedagógico
        6. Oficinas ou laboratórios
        7. Registo de formandos (ficha de inscrição)
      2. Organização pedagógica
        1. O gestor de formação
        2. O coordenador de formação
        3. Gestão de formadores
        4. Organização das ações de formação
        5. Acompanhamento das ações de formação
        6. Encerramento das ações de formação
      3. Organização da gestão financeira
        1. Formação financiada
          1. Requisitos específicos
        2. Formação não financiada
          1. A importância de um orçamento-base por curso
          2. Controlo de cobranças
          3. Controlo de despesas
      4. Marketing e comunicação
      5. O modelo de certificação da DSQA-DGERT
        1. Leitura e análise do Guia do Sistema de Certificação de Entidades Formadoras
          1. Requisitos de estrutura e organização interna
          2. Requisitos de processos no desenvolvimento da formação
          3. Requisitos de resultados e melhoria contínua
        2. Implicações na organização interna das entidades formadoras
        3. As vantagens de um manual de procedimentos para o processo formativo
          1. Análise de um exemplo de um manual de procedimentos para o processo formativo
        4. Trabalho prático: elaboração de um processo de certificação pelo modelo da DSQA-DGERT
          1. Análise e correcção dos trabalhos práticos
        5. Limitações e condicionantes do sistema de certificação da DSQA-DGERT
      6. Informatização das entidades formadoras
        1. Vantagens de adoção de um sistema informático de gestão da formação
          1. Minimização de custos
          2. Facilidade de conservação de registos e acesso aos mesmos
          3. Rapidez no processamento
          4. Integração da informação
          5. Fiabilidade (redução ao mínimo da possibilidade de erros humanos)
          6. Segurança da informação e do controlo de acessos
        2. A plataforma DataForma – exemplo de uma plataforma informática para gestão da formação
  3. O Portal da Formação ANEF (www.portalanef.com)
    1. Uma excelente plataforma para divulgação da oferta formativa
    2. Uma ferramenta para recrutamento de formadores
  4. Formadores
    1. Gestão de formadores
      1. Processo de recrutamento e selecção
        1. Definição de procedimentos para a selecção de formadores
      2. Certificação dos formadores
      3. Requisitos administrativos e legais na contratação de formadores
        1. O contrato com o formador
        2. Implicações legais do contrato com o formador
        3. O actual regime de IVA e de segurança social nos contratos com formadores
      4. Avaliação de qualidade do formador
        1. Avaliação durante a formação
        2. Avaliação final
      5. A plataforma Netforce – o portal de formação e certificação de formadores

Formandos

  1. Tipos de formandos
    1. Jovens em formação inicial
    2. Activos em formação inicial
    3. Activos em formação contínua
    4. Desempregados
  2. Processos de levantamento e identificação de necessidades de formação
  3. Processos de recrutamento e selecção de formandos
  4. Contrato de formação

Organização das acções de formação

  1. Modalidades de oferta de formação
    1. Formação de catálogo (inter)
    2. Formação à medida (intra)
    3. Formação à distância
  2. Cursos
    1. O referencial de formação
      1. Referenciais do CNQ
      2. Referenciais próprios
      3. Referenciais externos
      4. Formação por medida
  3. A formação do preço do curso
    1. Na formação de catálogo da entidade formadora (base: referencial de formação)
    2. Factores que influenciam a formação do preço
      1. Criação de um orçamento-base por curso
    3. A análise dos preços e condições na concorrência (benchmarking)
    4. O preço na formação por encomenda (formação por medida)
      1. Análise de um Plano de Formação
  4. Elaboração do orçamento para uma acção de formação
    1. Receitas
      1. Formandos (quando formação de catálogo, ou inter)
      2. Cliente (quando formação por medida, ou intra)
    2. Despesas
      1. Formadores
      2. Instalações
      3. Material didáctico
      4. Impostos
      5. Alugueres
      6. Deslocações, estadia, seguros, aluguer de instalações e equipamentos, etc. (para acções de formação fora da entidade)
      7. Divulgação da ação
    3. Trabalho prático: elaboração de um orçamento para uma acção de formação
      1. Análise e discussão em grupo dos trabalhos elaborados
  5. Organização de uma acção de formação
    1. A formação do grupo (turma)
    2. A selecção de formadores
    3. Logística: instalações, recursos didácticos, apoio administrativo, documentação de apoio
    4. A coordenação pedagógica
    5. Registo documental principal: o Dossier Técnico-Pedagógico
    6. Registos documentais acessórios
    7. Cronograma da acção
    8. Acompanhamento contínuo da acção
    9. Resolução de problemas imprevistos
    10. Resolução de reclamações em tempo útil
    11. Encerramento da acção
    12. Análise dos resultados da acção: pedagógicos, de qualidade, financeiros e estatísticos
      1. Elaboração de propostas de melhoria contínua
    13. Trabalho prático: organização, acompanhamento e encerramento de uma acção de formação (simulação de caso real), com registos documentais, e elaboração de relatório de gestão, com análise de resultados da acção.
  6. Avaliação da formação
    1. A importância da avaliação final pelo cliente (formandos e/ou entidade contratante), pelo formador, e pela própria entidade
    2. Ferramentas utilizáveis para avaliação da formação
      1. Modelos estáticos – questionários de avaliação
      2. Modelos dinâmicos – reuniões com formadores, entrevistas a formandos, acompanhamento pós-formação.
Formandos Certificados

Abra o ficheiro abaixo para consultar a lista de formandos certificados pela ANEF, que realizaram, com aproveitamento, o curso de Gestor da Formação, homologado pela ANEF.

Documentos
Empresas

Empresas que oferecem cursos reconhecidos pela ANEF.

gestao_total

zonaverde

we_create_you

inepi

caf

motriviana

senso_comum

saber_e_facil

planeta_informatico

up_skills

regibio

sec_way